SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG



SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG
CONHEÇA UM POUCO MAIS A NOSSA ESCOLA, ALUNOS E ATIVIDADES.
POIES HERVY VICENTE E VALDIMIR



sábado, 4 de maio de 2013

PESQUISANDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


Projeto: Meu Bairro, Minha Escola e Minha Vida: Pesquisa realizada no laboratório de informática com os com os alunos das 8ªs séries. (período da manhã).

O bairro do Jardim Fontális está localizado na Região Norte da capital paulista, próximo da Rodovia Fernão Dias. A origem do nome foi por causa da fonte de água Fontális (desde 1932), que abasteceu o bairro até o começo da década de 80.

Um grupo de mulheres, liderado por dona Lourdes Moreira Santos, iniciou trabalhos junto à Sabesp, até conseguir que fosse enviado ao bairro caminhão-pipa. A fonte que existia no bairro e servia à população acabou sendo coberta por terra por causa da erosão do solo.
A antiga Estrada do Campo Limpo, que dá acesso ao bairro, por solicitação do vereador Kamia, ganhou o nome de Ushikichi Kamiya.
Nos anos 70, não haviam ruas asfaltadas, só picadas no mato, que eram cuidadas pelos próprios moradores, ou seja, por meio da capinação.
Por volta de 1975, as casas eram barracos de madeira. Quando chovia, muito barro, os veículos não subiam. Dentre os moradores que viveram essas dificuldades: Alzira Valdete Maria de Oliveira, Manoel Pereira Rosa, Antonio Moreira dos Santos, Alaíde Ferreira e Silvio da Silva. 
A energia elétrica chegou ao bairro em 1982. O asfalto, em 1988.


Associação Amigos do Jardim Fontális
 – Foi fundada no dia 8 de março de 1981. O atual presidente da entidade, Dino Augusto, conta que “o local se assemelhava à uma grande fazenda de eucaliptos do espólio de Eugênio Bruno Severino, em 12 de março de 1931 até 7 de fevereiro de 1966, a fazenda passou a outorgante sra. Ângela Maria Filomena Brometi Severina, em 1964. “A área foi loteada pela imobiliária Secap, sem autorização da Prefeitura de São Paulo”, de acordo com histórico da Associação dos Amigos do Jardim Fontális.


Datas da história
 – Em 1981, fundação da Associação dos Amigos do Jd. Fontális.

Em 1982, extensão domiciliar nas Ruas A, B e C.

Em1983, rede de água no bairro. Um ano depois, iluminação das Ruas A, B e C.

Em 1986, a comunidade ficou esquecida por falta de liderança na Associação Amigos do Jardim Fontális.

Em 1987, renasceu com a volta de Dino Augusto e forte diretoria. No mesmo ano, foi inaugurada a escola EMEF. Hipólito José da Costa (6 de novembro de 1987).

Foi instalado, na Rua B (hoje Augusto Rodrigues), um telefone comunitário. A pavimentação asfáltica chegou às Ruas A, B e C, Manoel Pereira Rosa, Fausto Domingues e Augusto Rodrigues, respectivamente, em 1988. E também na Estrada do Campo Limpo até a Rodovia Fernão Dias.

Em 1990, a empresa de transporte Nações Unidas colocou à disposição três ônibus: ligando o Jd. Fontális ao bairro de Santana, ou seja, às 6, às 6h30 e às 7 horas.

Em 1992, A Associação e moradores se mobilizaram no sentido de liberação da documentação do loteamento do Jardim Fontális. No mesmo ano, as ruas A, B e C tiveram nomes alterados para: Manoel Pereira Rosa, Fausto Domingues e Augusto Rodrigues, respectivamente. No mesmo ano, a Estrada do Campo Limpo teve seu nome mudado para Ushikichi Kamia. Um ano depois, chegava a rede de esgoto. A feira livre teve início no bairro em outubro de 1995.


                                               
Obs.: Em 2002, a sede da Associação dos Amigos do Jardim Fontális, que estava com laje pronta, foi invadida por uma família que veio do Interior que não tinha onde morar.

Fonte:  http://www.brasilraiz.com.br/jardim%20fontalis%202.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário