SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG



SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG
CONHEÇA UM POUCO MAIS A NOSSA ESCOLA, ALUNOS E ATIVIDADES.
POIES HERVY VICENTE E VALDIMIR



terça-feira, 17 de outubro de 2017

COBERTURA DA FORMATURA DO PROJETO LUZ/ GEPAD

IMPRENSA JOVEM DA EMEF JARDIM FONTÁLIS NA COBERTURA DA FORMATURA DO PROJETO LUZ/ GEPAD - Grupo de Educação e Prevenção às Drogas.

No dia 06 de outubro de 2017, nas dependências da Emef Jardim Fontális ocorreu a Formatura dos Estudantes dos 6º e 7ºs concluintes do “Projeto Luz”, trabalho preventivo realizado pelo GEPAD - Grupo de Educação e Prevenção às Drogas da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Entre os meses de agosto e setembro a Emef Jardim Fontális em parceria com a Guarda civil Metropolitana promoveu ações de conscientização sobre os malefícios e consequências negativas sobre o uso de drogas lícitas ou ilícitas por jovens e crianças.
Dentre os diversos objetivos dessa parceria- ESCOLA/ GCM- com implantação do PROJETO LUZ, destacamos que o cerne dessas ações tem o intuito motivar e assessorar as Escolas a aderirem a um projeto Social de Prevenção às Drogas, articulando algumas metas, como: I- desenvolver o senso crítico dos estudantes com relação aos efeitos das drogas; sejam eles, físicos, psicológicos, familiares, sociais; II- criar canais de discussão sobre a temática das drogas; III- desenvolver atividades na Escola que promovam bem- estar físico, psicológico e social, que, além disso, proporcione o aumento da autoestima, melhore a socialização, e crie um ambiente saudável fortalecendo ações que são o inverso do uso de drogas.
O trabalho desenvolvido na Emef jardim Fontális constitui-se em encontros com os estudantes dos 6º e 7º anos, correspondentes a cerca 15 horas aula com objetivo de desenvolver a crítica dos alunos com relação ao uso de drogas, abordando sutilmente as drogas e seus efeitos, dando ênfase aos fatores de proteção, daquilo que é o contrário das drogas, procurando ouvir os estudantes em seus posicionamentos, direcionando-os para o caminho da prevenção.
Também foram realizadas Palestras com os docentes da Unidade Escolar (JEIF) e com a Comunidade Escolar. Os pais e estudantes deram seus depoimentos sobre a importância de ações como a do GEPAD –“O uso de drogas pelo meu filho devastou minha vida, foram mais de 6 anos de luta para a recuperação do meu filho”, definiu uma mãe que participara da palestra formativa.
No decorrer das aulas os estudantes também manifestaram suas opiniões e muitas foram marcantes, como a de um estudante do 7ºB; –“É mais fácil comprar drogas perto da escola do que comprar pão”.
Prof. Jair Ribeiro
O professor de Ciências dos 6ºs e 7ºs anos, homenageado na formatura, concedeu um depoimento emocionante sobre sua infância e adolescência em relação ao contato com as Drogas.  Todo o trabalho contra as drogas é sempre válido, principalmente para quem já teve pessoas da família com esse problema como eu tive, após ter encontrado meu tio, deitado em um colchão velho, abraçado com uma cachorra morta, dizendo que ela estava com fome, percebi o quanto é triste o vício, mesmo tentando fazer todo o possível, um mês depois ele veio a óbito por conta do efeito devastador do crack”, conta o professor emocionado.
Estudante Alan do 6ºA
O estudante Alan Nascimento Pereira do 6ºA concedeu um depoimento expondo suas ideias  sobre o que foi estudado no Projeto Luz, incialmente falando dos malefícios que a maconha pode trazer para vida das pessoas, citando sua experiência de vida. -“ Na minha vida, eu conheci muita gente que usa droga, principalmente os mais velhos. A maioria fuma maconha, mas também tem aqueles que usam outras drogas, como o lança perfume, eu vi que as drogas destroem as vida da pessoas”, conta o estudante Alan. Posteriormente, ele expôs sua opinião sobre o que ele aprendeu no Projeto Luz/GEPAD, _“Aprendi que a maconha chegou no Brasil na vela dos navios portugueses que eram feitas com uma fibra derivada da planta da maconha, assim suas sementes começaram a ser cultivadas para outras coisas”, finalizando seu depoimento.
A Formatura realizada no dia 06 de outubro não é o encerramento das ações do Projeto Luz dentro da Emef Jardim Fontális. Pelo contrário, é o início do desenvolvimento de cultura antidrogas perante toda Comunidade Escolar. A Cobertura Jornalística de todas as ações promovidas pelo Projeto Luz foi realizada pela Equipe de Imprensa Jovem da Emef jardim Fontális.
Cobertura Jornalística- Imprensa Jovem
Participaram desta experiência os estudantes Renan da Hora Costa (cinegrafista 8°C);; Ana Beatriz de Jesus Moreira (repórter 6°C); Tayna Gomes Venâncio da Silva (fotógrafa 8ºD) e Angel Leocádio Almeida da Silva Nogueira (fotógrafa 5ºC) e Samuel Damasceno (cinegrafista 8ºD). Dentro do processo de cobertura jornalística os estudantes foram orientados e acompanhados pelos Professores Hervy Vicente da Silva e Valdemir Coelho Pinheiro, responsáveis pelo projeto Imprensa Jovem nos períodos da manhã e tarde na EMEF Jardim Fontális.

Fotos de todo Projeto Luz: Das aulas até a formatura.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário