SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG



SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOG
CONHEÇA UM POUCO MAIS A NOSSA ESCOLA, ALUNOS E ATIVIDADES.
POIES HERVY VICENTE E VALDIMIR



quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Oficina de Papietagem: Construção de bonecos Mamulengo


Nas aulas de Arte -Prof.ª Cristiane de Sá- os estudantes dos 5ºs anos da Emef Jardim Fontális estão literalmente colocando as mãos na massa. A proposta de atividade é criar o tradicional Boneco Mamulengo (é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco) através da técnica de papietagem ( é uma técnica artesanal de dar forma a uma escultura ou preenchimento de molde a partir de papéis recortados ou picados e cola). Os estudantes do projeto Imprensa Jovem, pesquisaram e produziram um texto, explicando um pouco de como surgiu à técnica de papietagem e como ela se diferencia da técnica do papel machê.

Fotos do processo na escola

                                            



Pesquisa: Explicando a Papietagem
                                         
A papietagem é uma técnica artesanal de dar forma a uma escultura ou preenchimento de molde a partir de papéis recortados ou picados e cola.
A técnica de colagem de papel anda de mãos dadas com o papel machê, isso porque são complementares: em alguns trabalhos de papel machê, o acabamento é feito com papietagem. As técnicas mescladas já eram utilizadas na França desde o século XVI para a confecção de bonecos. Mais tarde, a papietagem ganhou apelo comercial na Europa quando aplicada em peças de mobiliário e objetos de arte, inspiradas em peças orientais.
Não confundam papietagem com papel machê, que usa uma massa de papel molhado e liquidificado misturado com cola. A papietagem é uma ramificação do papel machê mas é muito mais simples.
Usa-se qualquer tipo de papel que deve ser rasgado em tiras finas. Sim, rasgados, porque aquelas pequenas fibras que o papel solta ao rasgar facilitam a construção da peça. Depois sobre uma base, que será a estrutura da sua peça, as tiras são coladas uma a uma, sobrepondo-se até se chegar à forma pretendida.
Essa técnica ganhou expressão nas mãos do pintor cubista Georges Braque que a usou pela 1ª vez em 1912 e a chamou de papier collés, ou papéis colados. Popularmente era usada na confecção de máscaras para as festas de fundo profano.

Estudante Renan da Hora 8ºC  Imprensa Jovem Emef Jardim Fontális

Nenhum comentário:

Postar um comentário